Abertas as inscrições de cursos de qualificação via EAD do Pronatec
10.out

Abertas as inscrições de cursos de qualificação via EAD do Pronatec

Os interessados que necessitarem de mais informações devem procurar a Diretoria Municipal de Ação e Integração Social.

A Diretoria Municipal de Ação e Inclusão Social da Estância de Morungaba informa estão abertas as inscrições do terceiro lote do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), oferecido pelo Governo Federal. A iniciativa, que tem a contribuição da Prefeitura, é resultado de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) para a inclusão de usuários da assistência social nos cursos de qualificação profissional, com mais de 800 mil vagas na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) - Ensino a Distância (EAD), com média de duração do curso de 3 a 5 meses.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem papel fundamental no acesso do público mais vulnerável ao Pronatec. A orientação para inscrição dos usuários, em pré-matrícula, poderá ser feita com o apoio da Diretoria Municipal de Ação e Inclusão Social. Vale lembrar que por meio das ações do programa é possível auxiliar o usuário a identificar seu interesse em relação aos cursos ofertados e dar o suporte necessário para que ele possa concluir os cursos de sua escolha, ampliando suas oportunidades de inserção social e profissional.

As pré-matrículas estarão disponíveis até o dia 22 de outubro de 2017. Os interessados em participar deverão procurar a Diretoria de Ação e Inclusão Social ou realizar a inscrição online, a partir de 12 de outubro, no site do MEC (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro).

O Interlocutor Municipal do Pronatec, no caso a diretoria citada, terá a preferência de realizar a pré-matrícula dos candidatos, por meio do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), até o dia 11 de outubro próximo, quarta-feira.

Os candidatos inscritos no Cadastro Único poderão também se inscrever nos cursos por meio do Portal Progredir: www.mds.gov.br/progredir.

A confirmação da matrícula deverá ser feita pelo próprio aluno.

No caso do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Ensino à Distância (EAD), o Sistec emitirá uma “Carta de Encaminhamento” com o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD por meio da internet, além de outras informações. A matrícula será validada na própria plataforma, no período de 30 de outubro a 19 de novembro.

Em caso de dúvidas sobre a oferta do Pronatec, entre em contato pelo e-mail: inclusaoprodutiva@mds.gov.br, informa a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria Nacional de Assistência Social, Renata Aparecida Ferreira.