Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba Imagem de Morungaba
Estância de Morungaba busca avanço tecnológico
28.ago

Estância de Morungaba busca avanço tecnológico

A Estância de Morungaba tem grande interesse em adotar processos de alta tecnologia, tanto na administração, como nos serviços públicos de interesse da população. Esta posição foi manifestada pelo prefeito Marquinho de Oliveira ao coordenador de APL (Arranjo Produtivo Local) do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marcelo Nunes da Silva, depois de sua palestra na reunião da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de S. Paulo), em Bragança Paulista, onde estiveram também o secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, e o diretor do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), Antonio Vaz Serralha.

Nunes da Silva, que assinou acordo de colaboração entre o Parque Tecnológico São José dos Campos e a Aprecesp, afirmou que as 70 empresas lá instaladas, dedicam-se à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, para gerar ambiente de negócios e arranjos produtivos locais. “Queremos, nas políticas para o turismo inteligente, ser braço de apoio aos municípios. Já temos 33 arranjos de TI-Tecnologia de Informação montados”, disse.

O encontro da Aprecesp, realizado no Hotel Villa Santo Agostinho sábado, 26 de agosto, das 9h às 14h, teve palestras do secretário Benko, do diretor do Dadetur, Serralha, do chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo do Estado, Ailton de Oliveira, do presidente da Aprecesp, Fernando Fiori de Godoy (prefeito de Holambra), dos deputados Herculano Passos (presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo) e Edmir Chedid, do prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid e do diretor-presidente de Águas do Mirante, Fernando Humphreys, que tratou do tema PPPs (Parcerias Público Privadas) no setor de saneamento.

RANQUEAMENTO E PROJETOS

O secretário de Turismo do Estado anunciou, na reunião, que deu parecer favorável para que o ranqueamento das estâncias paulistas, previsto para 2018, seja prorrogado por mais três anos (2021), conforme pedido do deputado Edmir Chedid, que reinvindicou, enfaticamente, a liberação de verbas do Estado para os municípios. Tanto Benko, como o diretor do Dadetur, Serralha, e o chefe de Gabinete Ailton de Oliveira enfatizaram a necessidade de as estâncias entregarem projetos técnicos de seus pleitos já aprovados pelo Estado, fato que deveria ocorrer, este ano, em julho.

Segundo o prefeito Marquinho de Oliveira, a Estância de Morungaba já atendeu todos os procedimentos solicitados pela Secretaria de Turismo, para receber seus recursos financeiros.  “Nossa meta de assinatura de convênios com os municípios, para 2018, um ano eleitoral, é o mês de abril”, afirmou Serralha.

Na foto de capa, o prefeito Marquinho de Oliveira, entre o deputado Edmir Chedid e o presidente da Aprecesp, Fernando Fiori de Godoy. As demais mostram momentos da reunião.