Novo impulso para o funcionamento do Distrito Industrial de Morungaba
18.set

Novo impulso para o funcionamento do Distrito Industrial de Morungaba

O funcionamento do Distrito Industrial “Antonio Frare (Niquito)”, no Bairro do Buenópolis, na Estância de Morungaba, ganhou um novo impulso nesta segunda-feira, 18 de setembro, após reunião do prefeito Marquinho de Oliveira com dirigentes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na Região Metropolitana de Campinas.

“Demos mais um passo importante para o funcionamento do distrito, que vai gerar empregos e renda para a nossa população”, afirma o prefeito, destacando que, agora, as empresas que já adquiriram suas áreas e até as que já construíram no local, mas estavam impedidas de funcionar, terão suas licenças prévias e de instalação, e logo em seguida a licença de operação.

Os empresários do Distrito Industrial, segundo Marquinho de Oliveira, deverão procurar a Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura se informarem dos procedimentos a serem adotados para a liberação das licenças. “Nossa próxima iniciativa é licitar os terrenos remanescentes”, anunciou o prefeito que, acompanhado da diretora municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Clara Geromel, encontrou-se, em Paulínia, com o gerente da agência da Cetesb, Lúcio Flávio Furtado Lima, e a técnica ambiental, engenheira Maria Vidal.

REGULARIZAÇÃO 13 ANOS DEPOIS

O desenvolvimento do Distrito Industrial “Antonio Frare (Niquito)” ficou travado por 13 anos.  O prefeito Marquinho de Oliveira anunciou a liberação da área em junho passado.

O problema que travou o avanço da área industrial foi a falta de licenciamento para o tratamento de esgoto e problemas de infraestrutura.

A Cetesb exigia um sistema de afastamento dos detritos do Distrito Industrial, que fica junto ao Rio Jaguari. A LP 37000006 e a LI 37000010, do órgão, foi liberada dia 31 de maio. As liberações valem por dois anos, prazo em que a Prefeitura deve fazer obras ambientais no lugar.

O Distrito Industrial – instalado na Estrada Municipal “Lúcio Roque Flaibam”, no Bairro do Buenópolis – foi criado em junho de 2004 pela lei 1068, com uma área de 47 mil metros quadrados, dividida em 15 lotes – com as áreas comuns o tamanho é de 98.435 m2.