Primeiríssima Infância faz reunião na Estância de Morungaba
10.nov

Primeiríssima Infância faz reunião na Estância de Morungaba

Integrantes das áreas de educação, saúde e ação social da região reuniram-se quinta-feira, 9, na Prefeitura da Estância de Morungaba, para tratar do Programa Primeiríssima Infância, adotado no município desde 2012. “O programa é importante por ter foco especial no desenvolvimento da criança e da família, e tudo que as cerca na sociedade”, comenta a coordenadora do Primeiríssima Infância, Renata Picelli, que transmitiu sua função para a professora Carolina Zuiani Rossi Furrer.

Na reunião, que ocorre mensalmente, foram abordados diversos assuntos, a exemplo das ações que serão desenvolvidas durante 2018, como o programa Saúde na Escola, e a realização da Semana do Bebê, em agosto, em Morungaba.
O Programa Primeiríssima Infância, que considera desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal, é o primeiro idealizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A fase inicial de implementação foi realizada em 2009. A Estância de Morungaba o integra ao lado de mais oito cidades da região – Jundiaí, Itatiba, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Várzea Paulista e Louveira.

O programa, segundo a fundação, tem quatro grandes objetivos: estimular e desenvolver governança local para construir políticas públicas integradas, que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil, garantindo a institucionalização de uma prática sustentável e de qualidade; qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social; mobilizar e sensibilizar as comunidades locais para a importância da atenção à primeira infância; avaliar, sistematizar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para a aplicação, em escala, por outros municípios.

As intervenções pensadas pelo programa viabilizam a integração das três áreas de atendimento à primeira infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Para isso, é necessário investir em um Modelo de Mudança que contemple uma estrutura de governança, ou seja, a criação de um Comitê Gestor Municipal com a participação de representantes das áreas de atendimento à criança pequena. Dessa forma, o plano de ação, as estratégias, metas e demais ações do programa são amplamente discutidos, compartilhados e definidos com base em uma participação democrática e transparente.

O Primeiríssima Infância pode ser adotado por qualquer cidade que queira fortalecer o desenvolvimento integral e integrado da primeira infância, a base social de municípios, dos estados e de todo o País, destaca a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.