Ação de Saúde voltada às morungabenses realiza 180 mamografias

Ação de Saúde voltada às morungabenses realiza 180 mamografias

Entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas 180 mamografias gratuitas em mulheres morungabenses. A ação foi promovida pela Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), em parceria com o Centro Radiológico de Itatiba, onde foram feitos os exames.

As mamografias foram organizadas em mutirões realizados em três diferentes datas. Foram beneficiadas mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O critério de idade foi utilizado conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O exame de rastreamento é fundamental na detecção precoce do câncer de mama.  O exame de rotina é feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença. O câncer de mama apresenta significativo sucesso de tratamento e cura quando diagnosticado precocemente.

As equipes das Unidades de Saúde de Morungaba estão à disposição das mulheres para a atenção integral à prevenção e ao tratamento do câncer de mama, além de oferecer orientações sobre mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e principais sinais suspeitos da doença.

Foto ilustrativa: Divulgação -  Ministério da Saúde