• Programa Arborização Mais Segura.jpeg

“Arborização + Segura” foca na prevenção de acidentes com rede elétrica

Em uma parceria entre a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba e a CPFL, o Programa “Arborização + Segura” foi retomado recentemente no município, visando promover maior segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas adequadas para os passeios públicos.

Há casos em que a extração de algumas árvores realmente é necessária, porém são substituídas por espécies que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como redes elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos e iluminação pública, entre outros.

Também ocorrem casos em que a árvore extraída é substituída em outros locais mais adequados ainda na área urbana. A extração só acontece quando realmente é necessária para a segurança dos munícipes.

De acordo com dados da Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CPFL Paulista, uma grande parte das ocorrências de falta de energia em Morungaba é causada por quedas de galhos e árvores.

“Serão plantados novos exemplares de espécies próprias para calçadas, visto que nesses locais há riscos devido às redes. É importante considerar também que estamos entrando em um período chuvoso em que há riscos de quedas de galho na rede elétrica podendo provocar curtos-circuitos, quedas de energia e até acidentes com pessoas e veículos”, explica a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da prefeitura, Clara Geromel.

Com a implantação deste programa, as árvores que oferecem riscos à população e a integridade das redes elétricas foram identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a Prefeitura.

Após uma criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares estão sendo substituídos aos poucos por novas espécies mais adequadas para o convívio harmônico com o contexto urbano.

A revitalização da arborização reduz a necessidade de podas e aumenta a segurança da população. O projeto prevê a doação de um total de 1.500 mudas de porte adequado para o plantio sob a rede de energia elétrica, além das árvores substituídas.

Ao adotar espécies de árvores adequadas ao convívio harmônico com as infraestruturas da área urbana é possível evitar danos nas redes de energia, de água subterrânea, de esgoto, de telefonia e galerias de águas pluviais; entupimentos de calhas e canalizações; danos às coberturas; comprometimento da iluminação pública e comprometimento da acessibilidade do passeio público (calçadas).

O projeto de ‘embelezamento’ seguro de ruas e avenidas de Morungaba no último mês tem realizado as ações de substituição gradativa de árvores, com o plantio de mais de 150 mudas adequadas ao ambiente urbano, visando a segurança dos cidadãos, das instalações elétricas e o reordenamento da arborização urbana.

A empresa disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação.

As mudas são escolhidas a partir de espécies de menor porte, como: Araçá, Aroeira Salsa,  Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Goiabeira, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-Serra, Extremosa, Escova-de-garrafa, Cereja-do-rio grande e Caroba. Adicionalmente, em áreas afastadas da rede de energia elétrica, são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.

Além disso, a empresa faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas por conta própria em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica.

O programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.