• 048-IMG_1402.jpg

Alunos da Rede Municipal recebem certificado de “Guardião da Floresta”

A Festa de Encerramento do “Estudo de Meio” com os estudantes do 4º ano da rede municipal de ensino foi realizada na noite desta segunda-feira (7/11), no Teatro Municipal Fioravante Frare.

Entre maio e novembro deste ano, a Escola “Jataí” da Fazenda Santa Adelaide recebeu 178 alunos em sua “sala de aula ao ar livre” para o Estudo de Meio, em parceria com o Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba.

O projeto tem objetivo de oferecer um complemento para o Ensino Fundamental, com atividades práticas relacionadas a diversas matérias da grade curricular abordando assuntos e vivências ligadas ao Meio Ambiente, Ciências e Sustentabilidade.

Estudantes e professores do 4º ano da Emef Professor José Hamilton Federicci, da Emef Maria Apparecida Teixeira Massarente, da Emef Irmã Amélia Fúria e da Emef Antonio Rodrigues da Silva participaram das atividades junto às professoras Ana Carolina Maciel e Regiane de Sá Alberto.

A Fazenda Santa Adelaide, de propriedade de Isabel Pereira de Queiroz, é uma antiga fazenda de café em Morungaba com uma arquitetura típica e características conservadas.

“Guardiões da Floresta”

Para formalizar o período de aprendizagem na Fazenda e legitimar os conhecimentos recebidos que levarão para toda a vida, os alunos participantes do projeto receberam o certificado de “Guardião da Floresta”.

Durante as atividades, os alunos receberam informações sobre a importância da preservação da floresta e dos animais, plantio de mudas, reflorestamento entre outros temas. Dentre as atividades práticas, eles aprenderam como fazer mudas de plantas de diferentes espécies.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Jataí, Carolina Pereira de Queiroz, o certificado incentiva as crianças a manterem o compromisso de realmente ser um guardião da floresta e de repassar as informações recebidas aos seus amigos e familiares.

Na ocasião, o prefeito Marco Antonio de Oliveira agradeceu a parceria: “O projeto proporcionou às crianças uma excelente oportunidade de aprender junto à natureza. Pois há uma grande diferença entre o aprendizado da teoria dentro da sala de aula e o aprendizado por meio do contato direto com o meio ambiente”.

O evento também contou com *a presença de pais e familiares dos alunos*, do vice-prefeito Luis Fernando Miguel, dos vereadores Rogério Fanchim e Ramon Moraes e da diretora do Departamento de Educação, Leninha Spiguel Polizello.