• IMG_7766.JPG

Morungaba lança Sistema de Inteligência Turística e Marca Turística

O Teatro Municipal Fioravante Frare na noite desta quarta-feira (16/11) recebeu autoridades locais, comerciantes, artesãos e população em geral para o lançamento do Sistema de Inteligência Turística de Morungaba e da nova marca turística do município.

Logo na entrada do Teatro, o público teve a oportunidade de conhecer a marca turística em uma pequena exposição de diferentes peças produzidas na Oficina de Designer de Souvenirs - realizada recentemente como parte do projeto - e também no Mapa Turístico com os principais pontos de visitação da Estância.

O diretor executivo da Abet (Agência Brasileira de Engenharia Turística), Dener Fonseca, abriu o evento apresentando o Sistema de Inteligência Turística (Situr). “É uma tecnologia inédita na área de política pública voltada ao Turismo, pois é possível cruzar informações de outras bases de dados para entender como se dá o fluxo de visitantes em determinado período, por exemplo”, explicou.

Integrado ao Situr uma ampla plataforma on line com o domínio minhamorungaba.sp.gov.br proporcionará aos empreendedores do setor um espaço para disponibilizar informações sobre seu negócio. Este espaço será abastecido de informações e atualizado pelos próprios agentes turísticos por meio de um acesso permitido pela plataforma.

“Esta plataforma reunirá todos os dados do Cadastro Municipal de Turismo e facilitará o acesso a estas informações de maneira organizada e atualizada já que os dados serão alimentados pelos próprios empresários do setor. É uma tecnologia que proporcionará muita facilidade no levantamento de índices sobre disponibilidade de leitos, por exemplo, e outros dados e indicadores necessários para planejar ações voltadas ao crescimento do turismo local”, explicou a técnica em Turismo, do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Débora Frare.

E, por outro lado, o site que é o “Portal Oficial Turístico de Morungaba” também disponibilizará todas as informações necessárias voltadas aos visitantes e turistas, como meios de hospedagens, restaurantes, pontos de visitação, produtos locais, eventos entre outros.

O diretor da Abet também apresentou o Totem Turístico que o município deverá instalar em pontos estratégicos e levar a eventos e campanhas relacionadas ao setor. Assim como o portal, o Totem também proporciona informações úteis para visitantes.

Durante a apresentação, o encarregado de Turismo do departamento, Tomás Federicci – que também é presidente da Câmara Municipal - ressaltou a importância da multiplicação das informações turísticas sobre a Estância pela própria população e também o incentivo junto aos alunos da rede municipal para propagarem estas informações. “Alguns anos atrás, os próprios moradores não valorizavam tanto as trilhas. Hoje nossas trilhas, que levam a paisagens belíssimas em meio à natureza, não só são reconhecidas e valorizadas como também são um grande atrativo para importantes eventos esportivos que trazem muitas pessoas para a cidade”, comentou.

Muito aplaudido, o vídeo de apresentação da marca turística explicou a identidade visual justificando os elementos ilustrativos e ressaltando o bambuzal na entrada principal da cidade que é uma das grandes características da paisagem natural local.  

Como parte do programa, recentemente, uma oficina gratuita de Design de Souvenirs ensinou aos participantes como aplicar a marca turística, com a finalidade de divulgar Morungaba. Os certificados da oficina foram entregues às participantes ao final do evento.

Outra oficina foi a de Formatação de Produtos e Experiências Turísticas Gastronômicas que exaltou os produtos que fazem parte da identidade local e que podem se tornar experiências para os visitantes.

“O Situr é parte de um amplo programa de Desenvolvimento de Turismo que envolve ainda outras ações em prol ao crescimento do turismo em nossa cidade. Espero que tenham gostado da Marca Turística e do Portal. O portal possibilitará unir as ações do poder público e da iniciativa privada em um planejamento que busque um fluxo de turistas na Estância em todos os finais de semana. Hoje estamos recebendo oficialmente estas ferramentas, então a partir de agora é ‘mãos à obra’!”, disse o prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho Oliveira.

Também estiveram presentes ao evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia de Oliveira; o vice-prefeito Luis Fernando Miguel e sua esposa Eliana Miguel; os vereadores Antônio Salvador Marques, João Luciano Frare; Luis Carlos de Lima, Luis Manoel Freitas, Ramon de Moraes, Reinaldo Barbosa, Rogério Fanchin e Virgílio Elias Junior; os diretores Leninha Spiguel Polizello (Educação), Carlos Adriano Frare (Finanças), Clara Geromel (Meio Ambiente e Agricultura), Monique Molena (Ação e Inclusão Social) e Marcel Antonio Assis Mendes de Oliveira (Planejamento e Desenvolvimento), e o chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura de Jarinu, Bruno Nery.


Compartilhar


Mais Notícias

Nosso site faz o uso de cookies para melhorar sua experiência de navegação. Leia sobre como utilizamos cookies e como você pode controlá-los clicando em "Preferências de Privacidade" à direita.

Preferências de Privacidade

Quando você visita qualquer site, ele pode armazenar e recuperar informações através do seu navegador, geralmente na forma de cookies. Como nós respeitamos sua privacidade, você pode escolher não permitir coletar dados de alguns tipos de serviços. Entretanto, ao não permitir esses serviços sua experiência pode ser impactada.


Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE