• IMG_7766.JPG

Morungaba lança Sistema de Inteligência Turística e Marca Turística

O Teatro Municipal Fioravante Frare na noite desta quarta-feira (16/11) recebeu autoridades locais, comerciantes, artesãos e população em geral para o lançamento do Sistema de Inteligência Turística de Morungaba e da nova marca turística do município.

Logo na entrada do Teatro, o público teve a oportunidade de conhecer a marca turística em uma pequena exposição de diferentes peças produzidas na Oficina de Designer de Souvenirs - realizada recentemente como parte do projeto - e também no Mapa Turístico com os principais pontos de visitação da Estância.

O diretor executivo da Abet (Agência Brasileira de Engenharia Turística), Dener Fonseca, abriu o evento apresentando o Sistema de Inteligência Turística (Situr). “É uma tecnologia inédita na área de política pública voltada ao Turismo, pois é possível cruzar informações de outras bases de dados para entender como se dá o fluxo de visitantes em determinado período, por exemplo”, explicou.

Integrado ao Situr uma ampla plataforma on line com o domínio minhamorungaba.sp.gov.br proporcionará aos empreendedores do setor um espaço para disponibilizar informações sobre seu negócio. Este espaço será abastecido de informações e atualizado pelos próprios agentes turísticos por meio de um acesso permitido pela plataforma.

“Esta plataforma reunirá todos os dados do Cadastro Municipal de Turismo e facilitará o acesso a estas informações de maneira organizada e atualizada já que os dados serão alimentados pelos próprios empresários do setor. É uma tecnologia que proporcionará muita facilidade no levantamento de índices sobre disponibilidade de leitos, por exemplo, e outros dados e indicadores necessários para planejar ações voltadas ao crescimento do turismo local”, explicou a técnica em Turismo, do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Débora Frare.

E, por outro lado, o site que é o “Portal Oficial Turístico de Morungaba” também disponibilizará todas as informações necessárias voltadas aos visitantes e turistas, como meios de hospedagens, restaurantes, pontos de visitação, produtos locais, eventos entre outros.

O diretor da Abet também apresentou o Totem Turístico que o município deverá instalar em pontos estratégicos e levar a eventos e campanhas relacionadas ao setor. Assim como o portal, o Totem também proporciona informações úteis para visitantes.

Durante a apresentação, o encarregado de Turismo do departamento, Tomás Federicci – que também é presidente da Câmara Municipal - ressaltou a importância da multiplicação das informações turísticas sobre a Estância pela própria população e também o incentivo junto aos alunos da rede municipal para propagarem estas informações. “Alguns anos atrás, os próprios moradores não valorizavam tanto as trilhas. Hoje nossas trilhas, que levam a paisagens belíssimas em meio à natureza, não só são reconhecidas e valorizadas como também são um grande atrativo para importantes eventos esportivos que trazem muitas pessoas para a cidade”, comentou.

Muito aplaudido, o vídeo de apresentação da marca turística explicou a identidade visual justificando os elementos ilustrativos e ressaltando o bambuzal na entrada principal da cidade que é uma das grandes características da paisagem natural local.

Como parte do programa, recentemente, uma oficina gratuita de Design de Souvenirs ensinou aos participantes como aplicar a marca turística, com a finalidade de divulgar Morungaba. Os certificados da oficina foram entregues às participantes ao final do evento.

Outra oficina foi a de Formatação de Produtos e Experiências Turísticas Gastronômicas que exaltou os produtos que fazem parte da identidade local e que podem se tornar experiências para os visitantes.

“O Situr é parte de um amplo programa de Desenvolvimento de Turismo que envolve ainda outras ações em prol ao crescimento do turismo em nossa cidade. Espero que tenham gostado da Marca Turística e do Portal. O portal possibilitará unir as ações do poder público e da iniciativa privada em um planejamento que busque um fluxo de turistas na Estância em todos os finais de semana. Hoje estamos recebendo oficialmente estas ferramentas, então a partir de agora é ‘mãos à obra’!”, disse o prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marquinho Oliveira.

Também estiveram presentes ao evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia de Oliveira; o vice-prefeito Luis Fernando Miguel e sua esposa Eliana Miguel; os vereadores Antônio Salvador Marques, João Luciano Frare; Luis Carlos de Lima, Luis Manoel Freitas, Ramon de Moraes, Reinaldo Barbosa, Rogério Fanchin e Virgílio Elias Junior; os diretores Leninha Spiguel Polizello (Educação), Carlos Adriano Frare (Finanças), Clara Geromel (Meio Ambiente e Agricultura), Monique Molena (Ação e Inclusão Social) e Marcel Antonio Assis Mendes de Oliveira (Planejamento e Desenvolvimento), e o chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura de Jarinu, Bruno Nery.