• WhatsApp Image 2023-01-05 at 16.29.59 (4).jpeg

Fortes chuvas: Prefeitura recebe representantes da Defesa Civil do Estado

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, e o vice-prefeito Luis Fernando Miguel receberam, na manhã desta quinta-feira (5/1), representantes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Depois das fortes chuvas, nesta quarta-feira (4/1), que resultaram em deslizamentos de terra em estradas e alagamentos em diversos pontos do município, estiveram em Morungaba o Capitão PM Schulte, o 2º Sargento PM Sérgio e o Cabo PM Amorim, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Durante a reunião, o prefeito Marco explicou a situação do município após as chuvas e solicitou o apoio da Defesa Civil do Estado para um estudo geológico das bacias do Ribeirão dos Mansos.

“Este estudo viria complementar um levantamento hidrográfico já feito pela prefeitura, concluído em dezembro de 2022, para a realização de ações que evitem possíveis danos à população, no caso de fortes tempestades com estas”, explica o prefeito Marquinho.

Nessa quarta-feira (4/1) foram registrados 110,5 mm em 24 horas, tendo um pico de 86mm entre 18h30 e 19h30, causando alagamento em diversos pontos e deslizamentos de terra nas estradas da região que chegaram a ficar interditadas, mas já foram desbloqueados.

Vários bairros da cidade também chegaram a ficar sem água, devido à falta de energia elétrica causa pela queda de postes. A região mais baixa da cidade próxima ao Ribeirão dos Mansos foi a mais prejudicada, onde alguns estabelecimentos comerciais e residências foram invadidos pelas águas causando prejuízos.

A Defesa Civil de Morungaba prossegue monitorando os pontos críticos e alerta para a previsão de mais temporais ao longo dos próximos dias até esta segunda-feira (9/1).

A equipe do Departamento de Serviços Públicos da prefeitura está realizando ações de limpeza e recuperação em diversos pontos pela cidade, contando com o apoio da CPFL e da Sabesp. A Prefeitura de Morungaba também contou com o apoio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para o desbloqueio da Rodovia Constâncio  Cintra, no trecho sentido Amparo.

O prefeito Marquinho pede à população para que permaneça atenta, considerando que o solo ainda muito encharcado devido às chuvas.

A reunião também contou com a participação da diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Clara Geromel; do diretor de Planejamento, Marcel Antonio Assis Mendes de Oliveira; do coordenador da Defesa Civil de Morungaba, João Frare, e do assessor de Gabinete, Paulo Marine.