• WhatsApp Image 2023-01-09 at 10.57.41.jpeg

Morungaba decreta áreas atingidas por enxurradas em situação anormal

Nesta sexta-feira (6/1), o prefeito da Estância Climática de Morungaba Marco Antonio de Oliveira, por meio do Decreto nº 3482/2023, declarou em situação anormal, caracterizada como Situação de Emergência, as áreas do Município de Morungaba, atingidas por enxurradas.

Dentre as justificativas do decreto assinado pelo Prefeito Marquinho, foram citadas as fortes chuvas ocorridas no início da noite da última quarta-feira (4/1), por volta das 18h30, em período intenso de uma hora, com precipitação acima da média, em índices pluviométricos intensos e contínuos que superaram, em muito, a média esperada.

De acordo com o texto do decreto, as enxurradas devastadoras provocaram alagamentos em vários pontos da parte baixa do município, próximo ao Ribeirão dos Mansos que transbordou em alguns pontos, afetando o comércio, indústria e habitações locais e, ainda, queda de barreiras em estradas que ligam o município a cidades vizinhas, como Amparo e Tuiuti, atrapalhando gravemente o trânsito local e intermunicipal.

Ainda segundo o decreto, fica declarada a existência de situação anormal provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, em razão de fortes enxurradas, classificada no COBRADE - Classificação e Codificação Brasileira de Desastres código 1.2.2.0.0.

O Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, devendo viger por um prazo de 180 dias, retroagindo seus efeitos desde 4 de janeiro de 2023.