• Reunião Governo do Estado (1).jpeg

• Reunião Governo do Estado (6).jpeg

• Reunião Governo do Estado (3).jpeg

• Reunião Governo do Estado (2).jpeg

Morungaba presente em reunião de prefeitos com Governador e Defesa Civil do Estado

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira, participou nesta terça-feira (10/1) de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com o governador Tarcísio de Freitas, juntamente com o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

Participaram da reunião os representantes dos 20 municípios mais atingidos pelas chuvas, com o objetivo de acelerar as ações emergenciais para a recuperação dos municípios afetados pelas intensas chuvas das últimas semanas.

Os índices pluviométricos em Morungaba superaram a média esperada no início da noite da última quarta-feira (4/1), por volta das 18h30, em uma hora de chuva intensa e contínua.
As enxurradas provocaram alagamentos em vários pontos da parte baixa do município, próximo ao Ribeirão dos Mansos que transbordou em alguns pontos, afetando o comércio, indústria e residências e resultando em queda de barreiras em estradas que ligam o município a cidades vizinhas, como Amparo e Tuiuti, atrapalhando o trânsito local e intermunicipal.

A reunião desta terça (10/1) teve como propósito receber as solicitações das 20 prefeituras para a recuperação dos estragos. Durante seu pronunciamento, o prefeito Marquinho agradeceu a prontidão do Governo por ter enviado logo no dia seguinte (5/1) pela manhã os representantes da Defesa Civil do Estado.

“Isso mostra a solidariedade e a boa vontade do Governo em ajudar. Morungaba é uma estância turística e nós sofremos com este problema recorrente das enchentes há tempos. Devido a esta situação do município solicitamos o apoio da Defesa Civil do Estado para um estudo geológico das bacias do Ribeirão dos Mansos que viria complementar um levantamento hidrográfico já feito pela prefeitura, concluído em dezembro. Por ser uma estância turística, existe o projeto do Parque Linear ao longo do Ribeirão, porém no momento a prioridade é o desassoreamento e a limpeza no ribeirão e nos córregos”, explicou.

Segundo o prefeito Marquinho, o governador Tarcísio sinalizou positivamente quanto à liberação de recursos para que seja realizado um trabalho emergencial de limpeza e desassoreamento do Ribeirão dos Mansos e córregos adjacentes que desaguam no ribeirão: “Portanto saímos desta reunião com a expectativa de que estes recursos sejam liberados o mais breve possível para que as obras emergenciais sejam executadas”, disse o prefeito.

Além de Morungaba, participaram do encontro os municípios de Amparo, Araraquara, Brotas, Caieiras, Cajamar, Capivari, Dois Córregos, Franco da Rocha, Indaiatuba, Jacupiranga, Juquitiba, Laranjal Paulista, Monte Mor, Porto Ferreira, Rafard, São Carlos, Socorro, São José do Barreiro e Santo Antônio.