Dois morungabenses nas finais da Libertadores 2022: Alex Santana e Gabriel Menino

Publicado em:
Dois morungabenses nas finais da Libertadores 2022: Alex Santana e Gabriel Menino

A principal competição de futebol entre clubes profissionais dos países da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) terá a participação de dois jogadores de Morungaba.

A Copa Libertadores da América - ou Taça Libertadores da América – contará com um confronto muito esperado que será entre o Athlético Paranaense e o Palmeiras. Ambos os times contam com morungabenses em seu elenco: Alex Santana, no Athlético-PR,  e Gabriel Menino, no Palmeiras.

As escalações são divulgadas pouco antes da partida, mas o confronto entre os times pela semifinal será nesta terça-feira (30/8), às 21h30. O clube vencedor jogará na final que será realizada no dia 6 de setembro, no mesmo horário.

 

ALEX SANTANA

Alex Paulo Menezes Santana nasceu em Atibaia, mas morou durante muitos anos em Morungaba, onde começou treinar na escola de futebol do Centro Esportivo do JBM e também fez parte da Escolinha de Futsal da Prefeitura de Morungaba.

Começou sua carreira profissional no clube gaúcho Internacional onde permaneceu de 2016 a 2018. Depois passou pelo Guarani em 2016, pelo Paraná Clube - entre 2017 e 2018, quando começou a se destacar. Em 2019, Alex Santana foi contratado pelo Botafogo.

Pela 1ª fase da Copa do Brasil de 2019, contra o Campinense, Alex Santana fez seu primeiro gol com a camisa do Botafogo. O gol teve muita repercussão na época já que ajudou o Botafogo a se classificar para a 2ª fase da Copa do Brasil.

Depois de quase duas temporadas defendendo o Botafogo, em 2020, Alex assinou contrato com o Ludogorets Razgrad, da Bulgária, onde morou até ser contratado no mês passado para reforçar o Athlético Paranaense cujo técnico é  Luiz Felipe Scolari – o famoso “Felipão”.

 

GABRIEL MENINO

O morungabense Gabriel Menino integrou no ano passado a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, inclusive participando em campo da partida decisiva contra a Espanha, que resultou em 2 a 1 para o Brasil e conquistando a medalha de ouro.

Desde muito criança já se destacava nos jogos inter-classes, mas Gabriel despontou de vez no projeto “Bugrinho”, uma franquia do Guarani Futebol Clube em Morungaba – em parceria com o Centro Esportivo JBM - coordenado pelo Professor Julio César de Moraes (“Julio do Vadu”), atual diretor de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba.

Aos 13 anos, acabou chamando a atenção do Guarani e seguiu o caminho no time e aos 17 foi contratado pelo Palmeiras. Apesar de muito jovem, sempre teve muito foco e disciplina e hoje está colhendo.

Segundo Julio, quando tinha apenas 8 anos Gabriel entrou na escolinha de futebol em Morungaba, onde ficou até 14 anos treinando.

Ainda durante o período em que treinava pela escolinha de futebol local, foi avaliado no Guarani Futebol Clube de Campinas. Foi aprovado e, entre seus 13 e 15 anos, integrou a Categoria de Base do time. Nesta época, Gabriel treinava durante a semana em Campinas e nos finais de semana participava de competições regionais por Morungaba.

Aos 15 anos, Gabriel Menino foi contratado pelo Palmeiras, clube em que permanece até hoje, e vem cada vez mais se destacando no Futebol.