Equipes de Saúde de Morungaba preparam ações do “Novembro Azul” 

Publicado em:
Equipes de Saúde de Morungaba preparam ações do “Novembro Azul” 

Para levar informação à população, a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba – por meio das equipes do Departamento de Saúde - está realizando ações para lembrar do “Novembro Azul”. Serão exibições de vídeos e exposições nos murais das Unidades de Saúde do município.
“O objetivo é incentivar o público masculino a consultar um médico e realizar os exames preventivos, já que mesmo com as campanhas de prevenção e alertas para a realização dos exames muitos homens com mais de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações”, explica coordenadora do Departamento de Saúde, Marla Stranieri.
Os exames de prevenção podem detectar, ainda em estágio inicial, o câncer de próstata que é o tipo mais comum entre os homens brasileiros. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor.  
Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.