Escolas municipais de Morungaba recebem visita do projeto EPTV na Escola

Escolas municipais de Morungaba receberam na manhã desta quarta-feira (28/5) a visita de funcionários da EPTV para a divulgação do projeto EPTV na Escola, iniciativa que promove um concurso de redação voltado a estudantes do último ano do Ensino Fundamental.
O projeto foi apresentado às equipes da EMEF Prof. Hamilton Federicci e da EMEF Prof. Irineu Tobias. A ação abrange as cidades da área de cobertura geográfica das emissoras EPTV Campinas, Ribeirão, Central (São Carlos) e Sul de Minas (Varginha), tem como objetivo estimular o contato dos alunos com a comunicação e o jornalismo, além de promover o desenvolvimento do conhecimento por meio de temas anuais escolhidos para as redações.
Neste ano, os 15 estudantes classificados de cada município terão como premiação a visita à sede da EPTV de sua região. Ao final do concurso, serão selecionados os dez melhores trabalhos de cada regional, que receberão prêmios especiais e a oportunidade única de produzir uma série de reportagens baseadas em suas redações.
Em seus 23 anos de existência, o projeto EPTV na Escola já envolveu cerca de 1,84 milhão de estudantes, dos quais aproximadamente 130 mil tiveram a chance de visitar as emissoras da EPTV e 210 foram premiados.
A iniciativa visa aproximar os alunos de veículos de comunicação, possibilitando que conheçam o processo de produção jornalística e que a programação da EPTV seja utilizada como recurso pedagógico. Além disso, o projeto promove a integração entre escolas e incentiva a pesquisa e o aprendizado a partir dos temas trabalhados.
O supervisor de ensino Pedro Paulo Xavier, do Departamento de Educação da Prefeitura de Morungaba ressalta que o tema neste ano será “Mudanças Climáticas: como pequenas atitudes podem mudar o mundo?”. “As crianças serão incentivadas a desenvolver iniciativas, defender suas ideias e, somente depois, produzir as redações. Haverá um envolvimento mais profundo, com vivências práticas que servirão de base para a elaboração dos textos”, explica Pedro.