Lei Municipal declara Morungaba e Rocca Priora, na Itália, como “cidades irmãs”

Representantes da cidade italiana de Rocca Priora e da Estância Climática de Morungaba vem dialogando intensamente nos últimos anos para que as duas localidades se declararem oficialmente como “Cidades-Irmãs”.
Rocca Priora foi fundada no século XI na região do Lácio. A “comuna italiana” tem menos de 10 mil habitantes e está situada a cerca de 25 quilômetros a sudeste de Roma, no Parque Regional conhecido como "Parco Regionale dei Castelli Romani".
De acordo com a Lei nº 2.186, sancionada na última terça-feira (28/11), fica declarada como Cidade-Irmã de Morungaba a Comune di Rocca Priora, localizada na Itália. A proposta de iniciativa do Executivo Municipal foi aprovada por unanimidade entre os vereadores na sessão do último dia 22 de novembro e publicada como Lei no Jornal Oficial do Município desta quinta-feira (30/11).
A lei prevê que o Poder Executivo Municipal fica autorizado a promover atos diplomáticos e administrativos com a finalidade de fortalecer o intercâmbio e aproximação entre as cidades no âmbito das relações culturais, esportivas, turísticas, educacionais, ambientais e econômicas.
Dentre outros objetivos das cidades-irmãs na legislação, estão previstos também a implantação de programas em parceria de cooperação técnica e a difusão das obras culturais, turísticas, educacionais, ambientais e econômicas.
“Quando duas cidades se tornam “irmãs”, elas estabelecem uma relação internacional que promove intercâmbios em diversos âmbitos. Já tivemos oportunidade de trocar informações e experiências em diferentes áreas e agora seguimos com a formalização desta cooperação que será de grande importância para o desenvolvimento das duas cidades. Com esta oficialização estamos honrando mais um compromisso firmado que era uma das metas previstas no Plano de Governo da atual gestão”, explicou o prefeito Marquinho Oliveira.