Morungaba contou com representante na Conferência Estadual de Meio Ambiente

Publicado em:
Morungaba contou com representante na Conferência Estadual de Meio Ambiente

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, realizada em São Paulo, nesta quarta-feira (12/3), contou com a integrante do Coletivo de Pessoas Amigas da Natureza Carcará, Kellen Maria Junqueira, que representou Morungaba como cidadã indicada pela Conferência Intermunicipal da Região Metropolitana de Campinas.

Kellen participou do Grupo de Trabalho de Agroecologia, vinculado ao eixo temático "Transformação Ecológica", em que foram sistematizadas as contribuições de todos os municípios que realizaram suas conferências e que indicaram ações de mudanças no modelo de agricultura atual para formas menos impactantes para o planeta: “São ações principalmente no que se refere à emissão de gases de carbono que contribuem para o efeito estufa, aumentando o aquecimento, que temos vivido no dia a dia de nossas cidades”, explicou.

A abertura do evento contou com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que defendeu a união entre os diferentes níveis de governo e setores da sociedade para enfrentar a mudança do clima e também com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, Natália Resende, que informou as ações do governo estadual buscando mitigar os efeitos das mudanças climáticas e ressaltou a importância da articulação entre os entes federativos para combater as causas e efeitos do aquecimento global.

Os delegados e delegadas presentes na Conferência elegeram quatro propostas por eixo temático: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental.

Segundo Kellen, que representou Morungaba, foram eleitos também 63 delegados para a Conferência Nacional que acontecerá entre os dias 6 e 9 de maio. “Vamos aguardar esta importante mobilização da população brasileira para que possamos definir caminhos para contornarmos e enfrentarmos os desafios da crise climática que vivemos”, comentou.