Morungaba na reunião de prefeitos eleitos da Região Metropolitana em Campinas

Os prefeitos eleitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) se reuniram na manhã desta quarta-feira (18/11) para discutir os projetos em andamento no Congresso Nacional.

Reeleito no pleito municipal do último dia 15 de novembro, o prefeito da Estância Climática de Morungaba Marco Antonio de Oliveira participou do encontro que teve como objetivo orientar os novos prefeitos e reforçar a importância do trabalho conjunto da RMC.

Questões referentes à reforma tributária, financiamentos, emendas parlamentares, a PEC 529 do Governo do Estado, a mudança tributária e a pandemia do Novo Coronavírus foram os principais assuntos discutidos. Os prefeitos eleitos foram recebidos pelo prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, também esteve presente o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e atual prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Denis Andia.

“Foram vários assuntos importantes que pudemos tratar, inclusive foram apresentados os índices sobre a pandemia na região que indicam desaceleração de novos casos de Covid-19. Todos os prefeitos têm que caminhar juntos com base em dados, com planejamento e estratégias bem definidas porque somos uma região metropolitana”, explicou o prefeito Marquinho que acrescentou que espera que seja possível a realização de mais encontros como este - com os devidos cuidados, porém  “presenciais”, já que desde início da pandemia, os prefeitos da RMC têm se reunindo apenas por vídeo-conferências.

Em relação à pandemia da Covid-19, a orientação é para que os municípios mantenham suas campanhas de conscientização junto à população para o uso de máscaras e de álcool em gel e que evitem festas, pois o fator propagador da doença está naquele que não encara a pandemia com a seriedade necessária. Outra consideração foi a manutenção de estruturas na área de saúde para atender os casos de Covid.

Sobre a reforma tributária os prefeitos colocaram a importância da união dos  municípios que são muito prejudicados na divisão dos recursos. A proposta é fazer uma simplificação dos impostos  e garantir que não haja perda para os municípios que absorvem as responsabilidades com a população e ficam com o percentual menor na divisão dos recursos.

Como ponto de partida foram citados o ISS e o IBS, cuja alíquota de 25%, em caso de imposto único das três esferas de governo, na divisão o Estado fica  com 13%, a União fica com 10% e o município com apenas 2%.

Ao encerrar a reunião, o prefeito de Campinas e presidente da FNP, Jonas Donizette, desejou aos eleitos muita disposição para fazer o melhor para o interesse público. “Essa foi uma reunião de prefeitos eleitos, alguns reeleitos e tivemos oportunidade de ouvir histórias e trajetórias de vida de pessoas que disputaram a primeira eleição e ganharam e, outras, que disputaram cinco vezes para conseguir o pleito agora. Portanto, reforço que por caminhos diferentes, quando temos um ideal, com perseverança alcançamos o objetivo”.

Também participaram da reunião os prefeitos de Americana, Chico Sardelli (PV); Cosmópolis, Junior Felisbino (PP); Engenheiro Coelho, Dr. Zeedivaldo (PSB); Hortolândia, Perugini (PSD);  Itatiba, Thomas Capeletto (PSDB); Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB);; Nova Odessa, Leitinho (PSD); Pedreira, Hamilton Bernardes Junior (DEM); Santa Bárbara D'Oeste, Rafael Piovezan (PV); Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania); Valinhos, Capitã Lucimara (PSD) e seu vice, Osvaldo Rocco (PSD); Vinhedo, Dr. Dario (PTB), e Adézio Dias (vice-prefeito de Engenheiro Coelho).