Morungaba recebe eventos culturais no fim de semana

Publicado em:
Morungaba recebe eventos culturais no fim de semana

 

O município recebeu no feriado pelo Dia da Proclamação da República, nesta quinta-feira (15/11), a oficina "Jogos Teatrais” e o espetáculo infantil “Os Lavadores de Histórias” em uma parceria com a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba. A peça e a oficina foram realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas. Esta temporada da peça integra a Lei Paulo Gustavo, na modalidade Difusão Cultural. Além de Morungaba, serão contempladas mais 13 cidades do Estado.

Ministrada pela atriz, palhaça, bailarina e circense, Mariá Guedes. da Cia de Achadouros, a oficina foi realizada pela EMEF Antônio Rodrigues da Silva, o público participante foi composto por adolescentes e jovens, parte deles que já participam de peças teatrais em Morungaba.

“O objetivo é mostrar jogos usados como treinamento, não só para atores, mas também para palhaços, porque nós temos de estar sempre treinando nossas habilidades e nossas aptidões. Então, é para quem está começando ou está treinando a atuação. E os jogos partem dos nossos repertórios como grupo, que já faz 10 anos da companhia, e como eu que dou a oficina, eu puxo sardinha para os jogos que eu gosto, mas cada um faz com os jogos que mais gosta. Porém, todos são jogos que nós costumamos fazer antes de entrar em cena, que realizamos nos nossos ensaios ou quando estamos criando um espetáculo novo”, comentou Mariá.

Os Lavadores de História

No fim da tarde da sexta-feira (15/11), o espetáculo infantil “Os Lavadores de Histórias” preencheu o Teatro Municipal Fioravante Frare com muita imaginação.

Estrelada por Mariá Guedes, Felipe Michelini e Emiliano Favacho, a peça emocionou o público. Pais relembraram memórias que muitas vezes foram esquecidas e filhos foram tocados ao verem suas brincadeiras contadas com muito humor.

Um dos momentos marcantes do espetáculo foi o Teatro de Sombras, que encantou a todos pela maestria em usar objetos simples do dia a dia – como um lençol e uma lanterna - para produzir efeitos visuais inesperados.

O evento contou com a presença do prefeito Marquinho Oliveira. Ao sair do espetáculo, o público incentivado pelas “histórias lavadas” pode compartilhar suas próprias memórias de infância escrevendo-as em um papel para ser pendurado em um varal, no saguão do teatro.