Prefeito Fernando e vice Claudia tomam posse em solenidade promovida pela Câmara
Vereadores eleitos também são empossados e elegem Mesa Diretora para o Biênio 2025-2027
O prefeito eleito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, e a vice-prefeita, Claudia Pretti Rossi Cardoso Pinto, tomaram posse no final da tarde desta quarta-feira (1º/1), em uma cerimônia realizada pela Câmara Municipal no CEM (Centro de Eventos de Morungaba) “Anna Bernadette Consolim Pellison”.
Após conquistar a eleição com 57,65% dos votos, Fernando assume seu primeiro mandato como prefeito. Durante o discurso de posse, o prefeito recém-empossado, expressou sua gratidão por ter sido escolhido para administrar o município e disse que o fará com muita responsabilidade e transparência.
“Hoje iniciamos um novo capítulo na história de Morungaba. Eu e minha vice Claudia trabalharemos com foco nos resultados seguindo o lema de nossa campanha ‘Juntos para sonhar e realizar’. Sonhamos com uma cidade ainda mais bonita, organizada e próspera e preparamos um Plano de Governo para realizar estes sonhos com o objetivo de atender, da melhor forma possível, nossa população. Vamos dar continuidade aos projetos da última gestão e implementaremos novos, sempre respeitando as leis vigentes e priorizando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos moradores”, explicou o prefeito.
Segundo Fernando, a nova gestão municipal vai trabalhar junto ao setor privado, incentivando o crescimento da indústria, do comércio, da agricultura e do turismo e vai prosseguir com as ações do Fundo Social apoiadas pela Primeira-Dama, sua esposa Eliana Luvison Miguel e sua equipe.
Em seu discurso, a vice-prefeita empossada Claudia destacou a importância da participação feminina na vida pública. “A presença feminina não é apenas necessária, mas essencial para a construção de uma sociedade mais equilibrada, justa e humana”. Para Claudia, ser mulher na política é um ato de coragem. E representar as mulheres de Morungaba é uma honra e um compromisso que leva com amor e responsabilidade.
“Sou profundamente grata aos exemplos que moldaram minha trajetória. Meus pais, Claudio e Cecília, me ensinaram o verdadeiro significado de dedicação e amor por Morungaba. Este legado é meu maior orgulho e minha maior inspiração”, disse a vice-prefeita que acrescentou que o plano de governo desta gestão que inicia é muito mais que propostas, e sim um compromisso com a transformação. E a certeza de que é possível construir uma Morungaba ainda melhor, mais inclusiva e repleta de oportunidades, dentro dos preceitos legais e éticos”, explicou.
Encerramento de mandato
Em seu discurso de encerramento de mandato, o ex-prefeito Marquinho recordou a campanha para o primeiro mandato junto com seu então vice “Fernandão”, quando pediu uma oportunidade à população para mostrar que era possível melhorar a qualidade de vida na cidade. Destacou o êxito das duas gestões, de 2017 a 2024, citando as novas instalações do Hospital Municipal Santo Antonio; as 200 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida; a regularização do Distrito Industrial; diversas obras de infraestrutura nos bairros e no centro; o Transporte Público Gratuito, o Caps, a creche do Santo Antonio, pavimentações de estradas, dentre outras inúmeras conquistas para a população morungabense.
“Fernando, hoje, olho para trás com muito orgulho do que alcançamos juntos. Mas também olho para a frente, sabendo que ainda há muito a ser feito. Deixo esse cargo com o coração cheio de gratidão pela confiança que a população depositou em nós e, com a certeza de que Morungaba continuará a crescer e prosperar com você e a Cláudia no comando”.
Além do ex-prefeito Marquinho e sua esposa Sonia de Oliveira que assumiu a presidência do Fundo de Solidariedade nos últimos 8 anos, prestigiaram a sessão os pais da vice-prefeita Claudia e ex-prefeitos de Morungaba Claudio Rossi e Maria Cecília Pretti Rossi; a Primeira-Dama Eliana Luvison Miguel; o Sargento da Polícia Militar Aparecido Rogério Santiago, o assessor parlamentar do deputado estadual licenciado e prefeito recém-empossado Edmir Chedid, Nelson Koki; familiares e amigos de todos os empossados, além de servidores de diversas repartições municipais.
Durante a sessão solene, o Padre Vitório Gomes de Moraes concedeu uma benção especial aos vereadores, ao prefeito e à vice-prefeita. Momentos antes da solenidade, o pároco também celebrou a Missa em Ação de Graças pela posse dos eleitos na Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Eleita Mesa Diretora do Legislativo Municipal
Também foram empossados para a 15ª legislatura, os vereadores Ana Aparecida Faccioni Bozzi, Antonio Salvador Marques, Eliseu Santos da Silva, João Luciano Frare, Luis Carlos de Lima, Luis Roberto Lopes Junior, Tomás Pedro Bom Joanni Federicci, Vinicius Teodoro Baptista e Ramon Lamartine de Moraes que presidiu a sessão, por ter sido o vereador mais votado entre os eleitos.
Logo após a Sessão de Posse, foi realizada a Sessão Especial para a Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Morungaba para o biênio 2025/2026, quando foi eleito como presidente Ramon Moraes. Ramon é o vereador mais jovem da história de Morungaba e iniciará seu segundo mandato consecutivo no Legislativo Municipal. Como vice-presidente foi Eliseu Santos da Silva; 1º secretário, Luis Roberto Lopes Junior, e 2ª secretária Ana Aparecida Faccioni Bozzi, a única mulher eleita nesta legislatura.