Saúde: Programa “Caminhos Leves” alia atividade física e apoio psicológico
Iniciativa de três meses foca na qualidade de vida de pacientes com IMC igual ou superior a 35, oferecendo acompanhamento multiprofissional completo e integrado
O Programa Caminhos Leves teve início no final de setembro deste ano com o objetivo promover qualidade de vida, bem-estar físico e emocional para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 35, incentivando hábitos mais saudáveis por meio de atividades físicas, acompanhamento multiprofissional e apoio psicológico.
Com duração de três meses, o projeto conta com a participação de 20 pacientes, que passam por um programa de acompanhamento completo e integrado. Durante esse período, os participantes realizam atividades físicas duas vezes por semana na academia e uma vez por semana aulas de hidroginástica, sempre sob orientação profissional de Educação Física.
O programa busca oferecer aos participantes uma oportunidade de mudança de estilo de vida de forma gradual, acolhedora e sustentável, promovendo mais saúde e autoestima.
Além da parte física, o projeto também valoriza o cuidado com a mente e o acompanhamento clínico. A cada quinze dias, os participantes participam de rodas de conversa com a equipe de Psicologia, que têm o objetivo de fortalecer a motivação, compartilhar experiências e trabalhar questões emocionais relacionadas ao autocuidado e à mudança de hábitos.
Mensalmente os participantes passam por consultas com o médico e o nutricionista, para avaliação da saúde geral, monitoramento de resultados e ajustes necessários nas orientações alimentares e no plano de exercícios.
Os moradores de Morungaba com IMC igual ou superior a 35 podem se candidatar à participação da próxima edição do programa Caminhos Leves, previsto para o início de 2026. A inscrição pode ser feita na unidade de saúde mais próxima da residência do munícipe.